terça-feira, 25 de março de 2008

Cruzeiro da Páscoa a Valada






















Longe vai o tempo em que se juntavam 70 embarcações pela Páscoa em Valada do Ribatejo nas primeiras iniciativas da A.N.C. sempre com a colaboração da S.N.A.S.C.






Este ano, com uma previsão de tempo que em nada convidava a tal passeio, que o digam as tripulações das embarcações que na Quinta-feira tiveram que voltar para trás quando o Tejo lhes mostrou que ali mandava ele. Parte da frota de Alhandra que se preparava também para largar na Quinta-feira, foi premiada com a visão de ver algumas embarcações de maior porte vindas de Lisboa e que com muita deficuldade lá iam avançando, muito a custo, tudo molhando e dando pinotes nas ondas que se formavam com o vento de 18 nós de Nordeste contra a forte corrente da enchente. Bigareta; Blue Dolphin's; Free; Fulô; Galileu; Nostrum; Sherazade e Vai de Vela, eis a frota representante da S.N.A.S.C. que ficou para largar na Sexta-feira Santa.





Sábia a decisão de ficarem para o dia seguinte, cujo, nasceu bastante mais bonançoso, com um sol primavril e sem vento.






Para o dia seguinte, mas sem grande convicção, ficou o Nichu's, que só no ultimo instante resolveu seguir o exemplo do Azul e zarpar rumo a Valada. Aí o tempo não enganava ninguém, muita chuva e muito vento chegou a passar os 30 nós. Enquanto estes levavam tareia rio acima, os restantes elementos da nossa frota que já se encontravam em Valada, tiveram que abandonar o parque de merendas onde se encontravam a desfrutar de um merecido descanso, pois o temporal brindou-os com alguns ramos que se partiram das arvores que os circundavam e quase lhes caíram em cima. Foram todos para a revessa do Bar do pontão para daí poderem dar as boas vindas aos retardatários. No Domingo a vinda para a maioria foi quase de madrugada, mas também não se livraram de apanhar com vento rijo e que apesar das mareações favoráveis de popas e largos, não tiveram grande descanso. Tiveram no entanto como compensação o verem os seus barcos darem piques de 10 nós e de fazerem médias de 8 nós.






Ficam algumas fotos para a posteridade.












Sem comentários: