quinta-feira, 25 de setembro de 2008

XXV Belém / Alhandra / Belém 2008

No conjunto das duas Regatas a classificação ficou ordenada da seguinte forma:
ANC A: 1º Amuras I; 2º Seven Too.
ANC B: 1º Harmony; 2º Aguarela; 3º Salinas II; 4º Le Aum; 5º Feng Shui; 6º Indiana Sumer;
7º Nagual; 8º Trovoada; 9º Maião; 10º Falua Nice.
ANC D: 1º Match 2; 2º Nau dos Corvos; 3º Zarpar; 4º Oceanus.
ANC E: 1º Barradas
Diversos: 1º Fulô
Handicap Antigo: 1º Eljota; 2º Vaga; 3º Volare; 4º Free; 5º Nixus; 6º Dominó; 7º Hipanema;
8º Bigareta; 9º Galileo; 10º Sirius; 11º Caliope; 12º Azul; 13º Nustrum; 14º Tranquilidade.

Esta classificação final, como sempre tem sido o Belém - Alhandra - Belém, é o somatório dos tempos das duas regatas e não a pontuação baixa que este ano ano apareceu mas apenas porque o mapa utilizado já a contempelava.

Mas não vamos deixar passar em claro o que de mais negativo aconteceu nestas Regatas.
Não o vou fazer em tom depreciativo ou destrutivo, mas sim para que todos entendam que neste Clube, todos temos a obrigação de manter aquilo a que alguns chamam de Fair-Play, mas que eu chamo de educação, de informação e de saber estar.
Isto para que quando alguém desconhece as regras do jogo que está a praticar, quer por ignorância, quer por desinformação ou por qualquer outro motivo, tenha o bom senso de pensar antes de ofender as pessoas e as próprias instituições.
Não quero com isto dizer que não se tenha o direito de expressão e (em caso disso) da indignação, sempre que a gravidade do assunto assim o justifique! Nunca por nunca ser, irei pedir que quando a razão a alguém assistir, que se cale só para que não haja discussão. Mas tudo tem a sua sede própria para o fazer e a conduta adequada que se deve optar, além de que como atrás refiro, tem que se estar suficientemente documentado e saber o que dizer e do que se está a falar.
Mas neste caso tenho que lamentar aquilo que eu apelido de ninharias, arrogância presunção e má educação!
Por causa de uma mero bocado de lata (possivelmente uma taça) ao qual não tinha direito nenhum (as instruções de regata são mandatórias e não deixam duvidas a ninguém que as lê) pois assim o ditava as regras com que foi disputada a prova.
Mais, tiveram a coragem de vir a dizer (presumo por desinformação) que a CR deveria ter juntado a sua classe “E” aos “A” e o prémio que o primeiro A muito justamente ganhou iria ser ele a ficar com ele. Belo exemplo de justiça!
Nem sequer vou aqui relembrar as palavras ofensivas, repetidas em vários locais nem os seus desabafos menos correctos. Não! Não é esse o meu estar nem o meu desejo.
Aqui ou em qualquer outro local terei sempre uma conduta equitativa para com todos e segundo as regras e os regulamentos vigentes para as várias situações a que a posição que desfrute assim me obrigue.
Em funções de CR (essas até são as mais simples, pois estão sempre escritas) em qualquer prova poucas dúvidas podem existir.
Em funções de Director deste Grande Clube, todos os sócios são iguais e terão sempre o mesmo tratamento enquanto tal. Será também de bom-tom aqui lembrar que esses e os outros sócios também têm deveres com o clube e deveram até questionarem-se quem é que na realidade deve, se é o clube a eles se são eles ao clube.
Não me vou alongar mais, até porque este tema (isso a todos peço) deverá morrer aqui, pois não somos assim tantos para que nos possamos dar ao luxo de andar com tais desavenças. Melhor, até direi que somos poucos mas bons e só um momento menos bom, mais emotivo e menos pensado poderá ter estado na origem deste diferendo.

A todos bem hajam

O Presidente

Sem comentários: